Wednesday, August 27, 2008

Semana seguinte..

Encontro com a Joana e João Vitor


A Joana é amiga da minha prima Jane e logo antes de eu vir pra cá ela também estava com viagem marcada com o filho para visitar sua sobrinha e o marido que moram aqui em Johannesburgo. Ela então me passou o contato deles e ficou de apresenta-los quando ela chegasse aqui. A coincidência maior foi que eu conheci a Renata e o Leandro de cara no meu primeiro dia aqui pois eles fazem parte da turma de amigos da Letícia e do Juliano.
No dia dessa foto, fui jantar com a Joana e com o João Vitor quase na véspera deles voltarem pro Brasil.
Domingo no Parque
Sem o carro pra poder rodar no final de semana, fomos conhecer um outro parque que tem aqui na nossa rua, o Zoo Lake.





40 Dorset Place, 65 Dorset Road - Parkwood
Esse ai é o nosso endereço e aqui estão as primeiras fotos do complexo que moramos, do apartamento por fora e do meu quarto. Quando tivermos mais móveis e a casa arrumada eu coloco mais fotos.
(Entrada e Guarita)

(Churrasqueira e Piscina - vista da varanda da sala)
(O nosso é o do meio)


Monday, August 18, 2008

Finalmente África

Não foi bem um safári, mas esse final de semana tivemos um primeiro contato com animais típicos aqui da região. Próximo ao condomínio que moramos descobrimos o zoológico de Johanesburgo, um complexo muito grande e bem estruturado no meio da cidade. Destaque para o elefante que nos deu uma atenção grande e para o pavão que circulou tranquilamente a nossa frente.































































Despedida

Nesse mesmo final de semana fizemos a despedida da Luiza e do Rafael e de seus pais, Suzana e Luis que voltam para o Brasil no dia 23 próximo. Coincidência foi descobrir que a Suzana é tia e a Luiza é prima do Pedro e da Mariana, meus vizinhos de prédio em BH. E para não ser diferente dos outros finais de semanas, tivemos mais um churrasco nesse dia e desta vez preparado por um suíço.


















Team Building

Uma expressão que tenho escutando bastante dentro do escritório e que vem me chamando muito a atenção é “team building”. Nos acampamentos em que trabalhei nos EUA este termo sempre constava nas conversas principalmente quando direcionadas às crianças e adolescentes. Embora não consiga pensar em um termo exato que o traduza para o português, sei que o conceito gira em torno da idéia de se criar um clima de cooperação e integração entre o grupo de pessoas com quem você trabalha e convive diariamente.


Dia 08-08-08, 14hs.. Os diretores foram para Pequin conferir a cerimônia de abertura enquanto o resto do escritório acompanhou a festa num almoço organizado pela empresa num restaurante.


Sexta-feira, 15hs da tarde.. Todos foram convocados a comparecer ao campo de futebol onde haveria uma disputada entre o time da casa contra o do escritório concorrente. Quem não fosse jogar deveria marcar presença na torcida.
O nosso time perdeu de 9x0 mas a festa maior aconteceu fora do campo mesmo e é isso que conta. Quinta-feira agora temos mais um treino.




























A Grande Família, episódio de hoje: “Rosebank Hotel”

É.. Letícia e Juliano preferiram ir para um hotel até que encontrem uma casa nova para se mudarem. Aquela opção “B” não deu mais certo e agora estão atrás de uma opção “C”.. “D”.. “E”..






Monday, August 11, 2008

3 semanas depois..

A Grande Família, episódio de hoje: “Opção A, opção B”

É, essa família é tão unida que merece mais um capítulo aqui neste blog. Após 3 semanas convivendo juntos na casa da Letícia e do Juliano desde a minha chegada em Johanesburgo, agora foi a vez destes dois se mudarem para o nosso apartamento e assim darmos continuidade à série de episódios da “Grande Família”.

Assim como eu, Sabrina e Henrique estávamos procurando um apartamento para dividirmos, Letícia e Juliano também estavam atrás de uma casa nova e maior. A General Eletric (G.E.), empresa que o Juliano trabalha ficou encarregada de agilizar sua mudança e de quebra selecionou algumas opções de casas para que eles pudessem visitar. No fim ficaram entre duas , a opção “A” – a casa bacana e com área externa generosa, e a opção “B” – a casa chique, com 3 suítes, sala grande com lareira e uma bonita vista para antenas de celular. Ah, se não fossem essas antenas.. Bom, no fim escolheram a opção “A”. Com um novo morador já com data marcada para ocupar a antiga casa, a obrigação de assinarem o contrato da mudança aumentava a cada dia que passava. Chegou esse dia e nada do dono da nova casa liberar o contrato. Resultado: A opção “A” teve que dar lugar para a opção “B” e até que eles possam se mudar para lá, ficarão morando aqui com a gente.

Para nós três que acabamos de chegar na cidade, encontramos um bom jeito de retribuir os enormes favores e a maneira como fomos acolhidos pela Letícia e pelo Juliano. E isso ainda não é nada pelo tanto que estes dois fizeram e continuam fazendo por nós.





Renault

Um domingo desses a Renault trouxe para Johanesburgo alguns de seus carros de fórmula 1 para uma exibição num circuito armado pela cidade. Nelsinho Piquet também marcou presença, mas foi quase impossível registrar os momentos em que passava por nós.





Neste mesmo evento consegui registrar também um desfile feito por um grupo de crianças sul-africanas. Os moleques até que levam jeito com os instrumentos e no gingado.

Sunday, August 3, 2008

Introdução

"Não sei se cada um tem um destino ou se a gente fica constantemente flutuando e sendo levado por uma brisa... Talvez sejam os dois juntos..." (Forrest Gump). O que acontece neste momento é que aos 27 anos de idade resolvi encarar esse indecifrável destino ou acaso que até então configuram o mais inesperado e desafiador passo da minha vida.
Até alguns dias atrás tudo o que sabia da África do Sul limitava-se as suas riquesas minerais e grande produção de ouro, ao regime de segregação racial (apartheid) combatido por Nelson Mandela e mais recentemente pelo fato de ser a próxima sede da Copa do Mundo de futebol em 2010.

A África do Sul tem três capitais: Pretoria (Executiva ), Cidade do Cabo (Legislativa ) e Bloemfontein (Judiciária) mas Johanesburgo é aquela que mais se destaca por ser a maior cidade da África do Sul, a quarta maior do continente e o maior centro financeiro e industrial do país. E é nela que agora me encontro em decorrência de minha transferência para a Paragon, um dos mais renomados escritórios de arquitetura sul-africanos (www.paragon.co.za).

Sair da casa dos pais é algo natural e pelo qual muitos de vocês que estão lendo já vivenciaram ou ainda estão por fazê-lo. Sabia que de longe seria fácil abrir mão do contato diário com a família e com os amigos, da comodidade daquela até então conhecida rotina de acordar, trabalhar, malhar, navegar na internet e dormir... Dar uma “passadinha” nos constantes churrascos e aniversários de finais de semana entre velhos e conhecidos barzinhos de BH e casas dos amigos e daí recomeçar tudo outra vez. Mas às vezes penso que quando você acredita e busca algo maior, alguns sacrifícios se tornam necessários e abrir mão de algumas coisas é quase que indispensável. Realmente não se pode ter tudo ao mesmo tempo.

Primeiras impressões

Acho que todo mundo que já foi em países como a Inglaterra e Austrália estranharam de cara o sentido invertido do trânsito e o banco do motorista no lugar do passageiro. Aqui na África do Sul também não foi diferente e a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi a pergunta de que se um dia eu seria capaz de dirigir por essas ruas. Até agora já peguei num carro duas vezes e digo que não foi tão difícil assim, mas é algo que ainda tenho que praticar até perder o instintosde querer abrir a porta do lado esquerdo e passar a marcha com a mão direita. Coisas que também me chamaram a atenção foi o fato de haver muitos poucos pedestres na rua e a inexistência de transporte público, o que faz com que a cidade seja tomada por carros. Em contrapartida a cidade ganha um ar mais limpo por ser bastante arborizada. Como estamos no inverno as árvores estão secas e amareladas mas logo dizem que tudo fica muito verde.

(Essa pra quem não conhece é a Sabrina que também trabalhava na Dávila e acabou de se mudar pra cá)



(Video gravado pelas ruas de Johannesburgo)
A grande família
Logo quando cheguei aqui fiquei hospedado na casa da Letícia e do Juliano e assim como eu, estavam lá já instalados a Sabrina e o Henrique que também haviam acabado de mudar. Duas semanas se passaram e é claro que numa casa onde 5 pessoas convivem diariamente muitos casos engraçados surgiram. Daí fica fácil entender o porquê do título “A grande família”. Letícia (Dona Nenê), Juliano (Popozão), Sabrina (Bebel), Henrique (Augustinho) e eu (Tuco). Eu já havia trabalhado com a Letícia e a Sabrina na Dávila BH mas a primeira se casou com o Juliano e veio morar na África do Sul. Ela começou a trabalhar na Paragon e dois anos e meio depois fez o convite para que eu e a Sabrina também nos juntássemos ao time desse escritório. O Henrique é publicitário e veio acompanhando a Sabrina e de cara depois de muitas entrevistas já conseguiu um emprego em sua área. E assim como nas histórias da “Grande Família” já fomos apresentados a muitos outros amigos brasileiros.. Leandro, Renata, luisa e Rafael, os mineiros, Flavinho e Juliana, os pernambucanos, João, Gabi, Vandré e Cecília, os gaúchos, entre outros. Uma turma muito boa que se reúne praticamente todos os finais de semana.





A Paragon


A Paragon até agora foi um dos lugares mais legais que conheci aqui em Johanesburgo. Um escritório que na verdade parece mais um grande estúdio de arquitetura e que perde aquela rigorosa estrutura formal de salas e estações de trabalho. Uma cobertura inclinada de vidro e estrutura metálica aparente com um pé-direito que vence cinco andares de um prédio e um mezanino onde se tem área para refeições, descanso e lazer.